De volta, sobre a viagem pela Europa...Umas das frases mais ditas por mim e escutada (eu espero) por minha esposa: "É história viva!" não é Míriam!???
Essa foto é em Paris, na Place de la Concorde, e na foto, minha excelentíssima e o Obelisco de Luxor...
Um pouco de história: Luxor é chamada a antiga Tebas, que foi a capital política e espiritual dos antigos faraós por mais de 500 anos. Nesta cidade encontra-se o Templo de Luxor, uma obra simétrica, que abrigava dois obeliscos na frente construído pelo faraó Ramsés II. Hoje, neste templo, existe apenas um obelisco pois o outro embeleza a Place de la Concorde, ( o que está na foto). O Obelisco foi um presente do governo egípcio à França. O monumento foi presenteado por Mohammed Ali (vice-rei do Egito, 1769-1849) à França em troca de maquinário industrial, com vistas à modernização do Egito nos moldes ocidentais. Com 230 toneladas e 23 metros de altura, o Obelisco de Luxor foi feito de granito rosa em 1200 a.C. (1200 a.C.!!!!!!!) e dado de presente à França em 1831. Hoje, contudo, os egípcios o querem de volta.
Belo cartão postal francês (egípcio)... eles que se entendam...o fato é que a Praça da Concórdia é muito bonita!
Como disse David Coimbra (colunista de ZH): "prefiro que as relíquias estejam na Europa, porque os orientais preservaram mal, ou simplesmente não preservaram, suas relíquias. Na Europa, esses patrimônios da Humanidade estão protegidos, bem cuidados e democraticamente expostos à admiração pública."