quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

L’Arc de Triomphe

É, estou na ativa novamente.

Após uma pausa nos trabalhos, tempo necessário, conforme Domenico Tomasi, tempo pra exercitar o ócio criativo. Será que é possível exercitar o ócio criativo? Ou isto já é uma controvérsia?

Em outros tempos, precisamente ou nem tanto, em 1806, em que criativo era vencer batalhas, Napoleão Bonaparte teve a brilhante idéia de construir o Arco do Triunfo para comemorar suas vitórias. No entanto, sua construção só foi finalizada em 1836, pelo rei Luís Filipe, da França. Representa o enaltecimento das glórias e conquistas francesas, sob a liderança do imperador.

Exuberante, o Arco é um dos cartões postais de Paris. Localizada em uma das extremidades da Avenida Champs-ELysees, a algumas quadras da Torre Eiffel e do Museu do Louvre (na outra extremidade). Entre estes locais é possível ir caminhando tranqüilamente e curtindo a atmosfera parisiense.

O Arco do Triunfo é coberto com esculturas em relevo de cenas da História da França. Sob o Arco encontra-se um túmulo de um desconhecido soldado morto na 1º Guerra Mundial.


Postei duas fotos: a nossa claro, e uma histórica, das chegadas das tropas aliadas após retomada do território francês, que estava sob domínio alemão, isto em 25/08/44.