segunda-feira, 31 de março de 2008

Bipolares

O dia de trabalho está quase terminando, uma leitura pra relaxar, e para aprender muito hoje. Texto sobre a mesa, computador ligado, vontade de ir para casa, mas uma aula ainda à minha espera.
O texto é artigo, de Reinaldo Azevedo, sobre capilalismo, socialismo, mercado, liberade, igualdade, justiça; cita um livro que espero ainda terminar, de Rousseau, Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, comenta que deve-se lê-lo "sobre quatro patas". Agora, devo terminá-la (a leitura?) Já nem sei...
Duas distinções definições (gosto de definições) de dois termos já citados acima: Primeira, "uma religião em que o deus único é o estado; o bem alcançado é diretamente proporcional à redução do arbítrio individual: menos alternativas, menos probabilidade de erro". Segunda, "vontade do sujeito como motor da transformação do mundo, respeitadas algumas regras básicas de convivência". Fascimo e comunismo nascem da primeira, democracia da segunda.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Aprovado

É de se estudar a popularidade do Presidente Lula. Maior aprovação de seu governo desde a posse de 2003; 58% dos brasileiros avaliam o governo federal como bom ou ótimo; 73% aprovam a maneira de governar do Presidente; e, o mais surpreendente, 68% CONFIAM no Lula!
Lula consegue se descolar de tudo de ruim que acontece no seu governo, na sua administração, e decola graças a economia brasileira que atinge o melhor momento em anos, o bolsa-família que atende 1 de cada 4 brasileiros, e estes, confiam no Lula.
Os indicadores apontam para crescimento da renda de todos, e é aí que o eleitor reflete sua satisfação com o governante.
Toda essa aprovação levará Lula ao palanque para tentar eleger seu sucessor. Dilma Rousseff é a eleita para a corrida presidencial. Agora, transferência de votos é outra conversa. Lula conseguirá usar sua popularidade para eleger quem esquentará sua cadeira até 2014? Não acredito.

Nova Palavra

Lendo o jornal hoje, pela manhã, observei em dois textos, uma mesma palavra, claro, me deparei outras vezes com várias palavras por mais de duas vezes, mas esta, especificamente, chamou-me atenção por desconhecê-la, e desconhecendo-a, procurei no dicionário à minha disposição, o Google, o significado da mesma.
A palavra é Verborrágico, diz-se da pessoa que usa muitas palavras, mas poucas idéias; também pode ser empregado como uso excessivo de palavras; discursos políticas.
Usamos, então, o verborrágico para designar as entrevistas dos dirigentes do Inter e Grêmio concedidas nos últimos dias, logo após as definições das disputas das quartas-de-finais do Campeonato Gaúcho; também no discurso do Sr. Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em que nomeu o mais novo embaixador da PAZ, seu colega Hugo Chávez, qualificando o ex-guerrilheiro como o "pacificador" no conflito entre Colômbia e Equador. Mas não foi Chávez que enviou tropas para a fronteira??? Ô Presidente...
O fato é que eu desconhecia tal termo. Gostei!
Palavra nova, discursos vazios...
E para não tornar este post verborrágico, paremos por aqui...

sexta-feira, 7 de março de 2008

Boas Novas para o RS

Na contramão das últimas notícias e do cenário econômico do Estado do RS, observando pela ótica dos investimentos, algumas boas-novas para o Rio Grande.
Mais uma
O município de Guaíba aposta suas fichas na montadora de automóveis Hyundai, que manifestou intenção de ter um operação própria no Brasil. É investimento da ordem de R$1,2 bilhão. Bom, depois de tentativas frustradas com a Ford e aToyota, não custa nada tentar novamente, certo!?
Valeu!
A Valeo, grupo industrial, presente em 26 países, produz componentes para a indústria automobilística, ampliou sua produção de sistemas de climatização na fábrica em Gravataí, passando a produzir, além de sistemas de ventilação e ar-quente, o de ar-condicionado, que era feita antigamente em Itatiba, SP.
MarcoTata
Ainda sobre a indústria automobilística, foi apresentado o primeiro lote do ônibus Starbus produzido pela caxiense Marcopolo em parceria com a indiana Tata Motors, num total de 525, que vão atender o sistema de trânsito rápido da cidade indiana de Nova Delhi.
No ritmo da festa da uva, a Marcopolo confirmou proposta de compra de 33% do capital da Metalpar, fabricante argentina de ônibus urbanos. Dinheiro da Índia ou não???
Álcool
O Estado poderá ter a primeira usina de álcool, a ser construída no município de São Luiz Gonzaga, investimento em torno de R$ 200 milhões, pela Noroeste Bioenergértica. A solicitação de licença ambiental já foi encaminhada. O projeto vai de encontro ao objetivo do governo gaúcho, que pretende reduzir a dependência de álcool de outros estados, em especial, de SP. Estudos de viabilidade de produção canavieira no Estado já estão em andamento. A segunda fase do projeto contempla uma fábrica anexa de biodiesel.

Como se vê, há saída para a crise.