terça-feira, 15 de abril de 2008

Quem somos??

O noticiário revela a cada dia facetas da vida humana que são pra chocar! E assim devem ser, para causar indignação! O caso da menina Isabella Nardoni repercute por tamanha crueldade. O fato ocorrido com a menina de sorriso angelical é apenas um exemplo de onde a maldade humana pode chegar. Este um fato individual, digamos, restrito ao ambiente familiar; mas casos como a tortura de prisioneiros de Abu Ghraib; um conjunto de pessoas determinadas a cometer os atentados de 11 de Setembro, toda uma articulação com o objetivo fim de cometer o mal.

Em casos de genocídios, massacres... as pessoas tendem à aceitar a pressão do grupo social, das massas, e assim cometer atos criminosos. Mas o mal é individual. Por exemplo, no Tribunal de Nuremberg, em que os nazistas foram julgados pelos atos cometidos na 2ª Guerra Mundial, não aceitava-se a justificativa de "acatar ordens superiores". O indivíduo é o responsável.

O homem nasce mal ou como afirmou Rousseau, a sociedade o corrompe??? De onde vem esse instinto maligno? O velho questionamento que intrigou filósofos e teólogos, por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Difícil encontrar algum propósito pra certas tragédias...preciso ler Jó novamente...

Pra encerrar, que hoje é terça, Santo Agostinho afirmava que coisas ruins acontecem tanto à pessoas boas quanto ruins, e que a diferença reside na atitude perante o infortúnio.

3 comentários:

ElMarc disse...

1) A sociedade corrompe, sim... não podemos achar que todo brasileiro é mau por votar em safados ano após ano. O meio acaba por lev´-los a isso

2) isso de "a diferença está na atitude das pessoas boas e ruins na hora do infortúnio" é meio MUITO relativo... o castigo, pelo menos o divino, não deveria acontecer assim. A tndência é o "bom" se acomodar na falta de sorte e o "mau" aplicar um mal maior a alguém para se equilibrar. Não é justo. por isso eu não acredito em justiça divina há muuuuuuuuito tempo.

Anônimo disse...

é dificil de entender o sistema psicológico do ser humano porque, esse caso da menina isabella e um caso de estudar esses dois animais que eram o pai e a sua madrasta pelo fato de ser duas pessoas com estrutura familiar, educação e um lado financeiro extremamente estável e comete uma atrocidade dessas,alguém me explica isso porque estou começando a ficar louco, ou melhor já sou, só que estou ficando cada vez mais.

Anônimo disse...

Oi, Jonas!!!

Hoje eu também ficando pensando no caso da menina. Mas não fiquei pensando em "Como o pai conseguiu fazer isso com a própria filha?" e sim no que levou o pai a fazer isso AGORA. Ele ficou 5 anos no pai de papel e agora resolve se livrar da pequena... como assim? Daí eu pergunto: foi por influência de terceiros (a madrasta, por exemplo) ou por surto?

Muitas vezes oa maus não enchergam suas atitudes como maldade e sim como o certo a ser feito. Justiça?

Era isso.

Bjs.